Notícias

Braford. Origem e História da Raça

13/10/2015 http://www.abhb.com.br/braford/braford/

A História da Raça

A raça Braford surgiu oficialmente na Flórida (EUA), na década de 60. Já no Brasil, em 1967, o criador Rubem Silveira Vasconcellos, de Rosário do Sul (RS), iniciou a importação de Zebuínos americanos, da raça Brahma, visando cruzá-los especificamente com bovinos Hereford, a fim de criar uma nova raça bi-mestiça, logo criadores do Rio Grande do Sul começaram a perceber as vantagens do cruzamento entre os herefords e zebús e incentivados por programas de cruzamentos governamentais difundiram os cruzamentos no estado.

Após vários anos da introdução do zebuíno nos nossos pampas produtores e técnicos trabalhavam em esquemas de cruzamento entre Hereford e Zebu para formação de uma raça com traços de genótipo zebuíno, procurando rusticidade e adaptabilidade, onde se destacaram nesses trabalhos o esquema ?Braford Santa Clara?, utilizado por Rubem Vasconcellos, e o ?Pampiana Braford?, utilizado pelo Núcleo Fronteira Oeste de Criadores de Hereford.

A partir da década de 80 a Associação Brasileira de Hereford e Braford, na época, denominada Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Polled Hereford (ABCHPH), sabedora desses esforços, achou por bem tentar orientar e oficializar esse processo de criação, com apoio da Embrapa Pecuária Sul. Então, seu corpo técnico iniciou visitas aos criadores que estavam mais adiantados na seleção desses animais para ver os esquemas que estavam sendo montados e tenta-los unificá-los para formação da raça Braford.

Com essas visitas o corpo técnico conheceu a nova aventura genética de idealistas bastante persistentes como o do Dr. Joal Brazzale Leal, o zootecnista Pedro Genro Surreaux, o veterinário José Antônio Marques Fagundes; o zootecnista Fernando Fabrício de Faria Corrêa – sendo o mesmo que mais mostrou preocupação em estabelecer um esquema normativo para a aplicação de reprodutores nos rodeios – Francisco Miguel Bárbara Gonzáles, Ricardo Pereira Duarte, Jorge Bastos, Ciro Manoel de Andrade Freitas, Rogério Estrazulas, Eurico Fagundes, Francisco Tellechea, João José Aranha Luderitz, Pedro Brasil, Pedro Monteiro Lopes, Luiz Rafael Lagreca, Dr. Jacob Monn e muitos outros nomes de criadores e técnicos, além das diversas diretorias da ABHB, que contribuíram com maior ou menor destaque, desde 1967 até os dias de hoje, para formação e consolidação da raça, todos abnegados, que deram corpo a formação dos rodeios braford no Rio Grande do Sul e no nosso Brasil.

Assim em 1983 a ABCHPH inicia o controle de registros de grau sangue e o mapeamento dos criadores que estavam fazendo os cruzamentos para formação da raça. Também nesse ano, foram aceitos, oficialmente, a inscrição de animais Braford, registrados na ABCHPH, na Expofeira de Rústicos da Raça Hereford, de Uruguaiana (RS).

Nascia a Pampiano Braford, que após um curto período passou a se chamar apenas Braford, mudança que visou facilitar o intercâmbio internacional. Em 1993, a ABCHPH obteve o reconhecimento de raça em formação pelo Ministério da Agricultura do Brasil, quando a mesma adota o nome atual de Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e recebe a delegação para efetuar o registro genealógico da raça em todo território nacional, sendo a Braford, finalmente, reconhecida como raça, no Brasil, em 2003.

Principais Características

A Braford moderna congrega a fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade da carne do Hereford com a capacidade de adaptação aos trópicos, resistência aos ectoparasitas, rusticidade e rendimento de carcaça dos zebuínos, além do benefício indiscutível da heterose, que qualifica ainda mais sua carne.

O macho Braford é extremamente fértil, viril e precoce, adaptando-se muito bem às condições de reprodução a campo. Detentor de excepcional massa muscular; é incomparável na missão de produzir bezerros.

A fêmea Braford é precoce e fértil. Tem comprovado potencial de entrar em reprodução, totalmente a campo, entre 14 e 18 meses de idade. Com peso médio adulto de 450Kg (15@), tem excelente facilidade de parto e habilidade materna, desmamando aos 6 – 8 meses bezerros que podem ter mais de 50% do peso materno.

O novilho Braford é muito precoce na terminação, podendo ser abatido, em terminação exclusivamente a campo, aos 18 – 24 meses de idade e peso entre 380 e 480 Kg, apresentando rendimentos de carcaça entre 52 e 58%.

Tem carcaça bem conformada, bom perfil muscular; alto rendimento de cortes comestíveis e, o que é mais importante, tem cobertura de gordura e marmorização, o que garante a boa conservação das características de sabor e suculência quando no resfriamento realizado pelos frigoríficos, garantindo também a excelente apresentação dos cortes na gôndola.